momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

jornadas mundiais da juventude 2023

2 comentários

Este ano acontecem em Lisboa. Mas sinceramente, eu nem sei se acontecem todos os anos. Vou pesquisar… Dou por mim a perceber que este evento me passou ao lado ao longo destes 39 anos de vida. E dou por mim a perceber que há tantos mas tantos jovens que acreditam no Deus cristão, que vivem com fé, que vão à missa , que rezam, que cantam canções religiosas.

Pois então explico como vim parar aqui ao meu blog para escrever sobre Deus. E já agora, vou passar a escrever Deus com letra minúscula, assim: deus. Fui levar o meu carro para fazer um arranjo e decidi voltar a pé para casa em modo desporto. E não é que nunca vim sozinha no caminho? Vinham imensos jovens das JMJ também, saindo dos lugares onde dormiram e onde lhes deram guarida. Observei várias coisas e mais do que isso, senti que eles vivem com fé em deus. Só podem viver com fé. Ouvi falar alemão, francês, espanhol. Vi várias bandeiras, vi alguns jovens a pedir boleia para Belém, muitos sem sucesso. Mas ao longo da minha descida lá fui encontrando alguns carros samaritanos. Ouvi buzinas que acenavam aos peregrinos. E já agora, porque se chamam de peregrinos estes jovens? Ouvi três raparigas a cantar em francês, e era uma canção religiosa. Dei por mim a questionar onde está a maricleta jovem que também acreditava neste deus. Será que me perdi neste mundo mundano demais, será que quis explorar demais e acabei por encontrar pessoas menos boas, pessoas sem fé, pessoas que são mais felizes quando vêem outros menos bem, pessoas falsas, desonestas, que calcam para se levantarem… Será que havia um caminho longe desta sujidade?

Assim de repente, não sei bem como vim parar aqui e nem sei se é tudo assim tão mau ao ter deixado de ir à missa há já vários anos. A religião não é uma coisa física, ela tem de ser espiritual, porque tudo o que é físico distrai e influencia. Portanto não estou assim tão errada, eu sei. Mas também sei que com fé num deus a vida pode tornar-se mais leve em algumas situações. Há uma coisa ingrata: quando não tinha consciência das vantagens da fé eu tinha-a; agora que cresci e me apercebo das suas vantagens já não a sinto tão forte em mim. Mas vamos sempre a tempo.

Pena ter deitado aquela capa de canções religiosas ao lixo.

Eu andei no coro e mais tarde acompanhava-o no orgão.

Eu fiz o crisma.

Eu ia à missa. Eu confessava-me. Oh deus, tu sabes que não há pecados nem devia haver penitências mas enfim, talvez tivesse de passar por essa experiência para saber que é errado. Pelo menos é errado usar determinadas palavras quando se trata de falar com deus. “Por minha culpa, minha tão grande culpa” – Papa Franciscso, muda isto por favor!

Não me alongarei mais. Termino dizendo que, ainda bem que muitos fugiram de Lisboa nestes dias, tudo se torna mais claro assim! Mais límpido, mais imaculado!

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

2 thoughts on “jornadas mundiais da juventude 2023

  1. Obrigado pelo tempo de reflexão. Curto mas consciencioso… Revejo-me em muitas destas palavras. A fé é uma bola de neve. A entrada nela mas também a sua saída. Na igreja Há muito por mudar, mas também em tanta coisa mundana e acabamos todos por nos deixar arrastar nessa lama. Lama há muita. Há que perceber onde ela está, e perceber se não estamos também a nadar no meio dela! Como se sai? Muitas vezes com uma hora de reflexão retirada às 168 de uma semana… Mas como nunca há tempo, perdemo-nos no infinito do tempo perdido.
    Tempo perdido que leva a que tanta pessoa se perca.
    Sempre foi difícil dar um pouco de nós aos outros! E hoje ninguém se dá… Beijinhos e obrigado Marimaricleta😉

    • Bem, que lindo texto Pedro! Amei! Não sei se ando a nadar na lama agora mas já lá andei de certeza 😉nem que tenha sido fruto da minha curiosidade… ter fé num deus bom pode ajudar a sair dela, da lama. E ter esse tempo de reflexão, meditação… os princípios da religião foram uma óptima base para mim. Mas realmente este mundo corrido não ajuda a mantermos e aplicarmos os princípios de deus! Muito obrigada pelo teu comentário, adorei mesmo… tu tens jeito para escrever! 🤩🤩beijinhooooo

Deixe um comentário