momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

Brasília – Santuário Dom Bosco e Sarah Kubitschek

1 Comentário

IMG_93163

foto cliché na nave central de Brasília

No outro dia fui parar a Brasília, novamente. Do quarto via-se um fim de tarde maravilhoso, era o quente do dia a transformar-se em fresco da noite! Além de que, aquelas camas no centro do quarto nos dão uma sensação tão boa e a mim particularmente, me trazem boas recordações…

 

IMG_9284

pôr do sol em Brasília

A corrida do amanhecer deu-me coragem para ir conhecer uma igreja que uma colega me havia falado há uns tempos: Santuário Dom Bosco. Fui de uber mas a partir do nosso hotel não são mais do que uns 20 minutos a pé. A igreja fica na Quadra 702 Sul. Foi projectada pelo arquitecto Lúcio Costa, segundo. E esta é uma homenagem a São João Belchior Bosco, o padroeiro da cidade de Brasília.

 

IMG_9291

santuário Dom Bosco

E pois bem, vale a pena ver esta igreja, tem uma luz azul fantástica devido aos vitrais que abraçam todo o seu espaço. Quando fui era domingo, escolhi hora de missa propositadamente: 11 horas da manhã. A igreja estava cheia, vi imensas famílias, muitos homens, daqueles que não me parece que vão muito à missa em Portugal. Sempre se disse que os brasileiros são muito devotos, não é? Vá-se lá saber o porquê deste fenómeno!!!

IMG_9304

santuário Dom Bosco

Continuei o meu passeio a pé. A cidade estava quase deserta, talvez por ser domingo de manhã. Encontrei um edifécio lindo lindo e decidi tentar ir visitá-lo. O segurança simpático barrou-me a entrada porque era domingo: durante a semana podemos visitar o hospital Sarah Kubitschek mas ao domingo não… Fiquei-me pelas fotos do seu exterior, as janelas octógonas maravilharam-me! O arquitecto deste projecto foi João da Gama Filgueiras Lima, um senhor que viveu entre 1932 e 2014, vivendo em Brasília entre as décadas de 1950 e 1960. Trabalhou sob a influência de Oscar Niemeyer e Nauro Esteves. Está de parabéns sé pela criação deste edifício fantástico! Um dia irei visitar um outro núcleo deste hospital, próximo do lago, na zona Norte de Brasília.

IMG_9315

hospital Sarah Kubitschek

Não esquecendo que o nome deste hospital e de vários outros no Brasil da mesma rede – Sarah Kubitschek – é uma homenagem à primeira dama do Brasil entre os anos de 1956 e 1961, esposa do presidente na época, Juscelino Kubitschek.

Mais um pequenino dia fora de casa mas não tão desperdiçado como por vezes acontece, ou devido a falta de coisas para ver ou mesmo por falta de vontade de explorar!

IMG_9309

hospital Sarah Kubitschek

 

Anúncios

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

One thought on “Brasília – Santuário Dom Bosco e Sarah Kubitschek

  1. Um bom programa pra quem vai visitar Brasília….. Parabéns à Marimaricleta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s