momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

Arte e Peixe em Porto Alegre

1 Comentário

obras de Karin Lambrecht

Voltei aqui num instante.

Penso ter omitido no outro post que Porto Alegre faz 245 anos agora, nasceu dia 26 de Março de 1772!

Estou com vontade e enegia para ir conhecer mais um pouco desta cidade: hoje é a vez do Santander Cultural, do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e do Mercado Municipal. Ficam todos pertinho uns dos outros!

obras de Karin Lambrecht

vitrais no Santander Cultural

O uber deixou-me no primeiro lugar a ser visitado, fui almoçar no restaurante “Moeda”, do edifício Santander Cultural. Preço acessível, pessoas simpáticas e a comida nem era nada má! Só é pena ficar num andar baixo, sem vista para a rua! Após o aconchego da barriga nada melhor que o aconhego da alma: fui ver a exposição patente de 15 de Março a 30 de Abril, “Nem eu, nem tu: nós.” Obra de Karin Lambrecht (1957), curadoria de André Venzon. O espaço é amplo com uns vitrais lindos de morrer na cobertura; as obras da artista são abstractas, predominando o azul e o vermelho e… Cruzes! Muitas delas em cobre, acompanhadas da palavra “perdão”. Confesso que de tanto ver cruzes e perdões, ainda meditei por segundos sobre o perdão, tão importante para que vivamos em paz e serenidade… Espero que compreendam este conceito de perdão, não aquele em que se dá a outra face quando nos magoam…

Santander Cultural

obra de Karin Lambrecht

Santander Cultural

Depois desta arte, é a vez do MARGS, caminha-se dois minutos pela Praça da Alfândega e chegamos ao destino. Abrem-me a porta da entrada e ficam-me com a garrafa de água, a devolver à saída. Aqui a arte continua a ser contemporânea, mas celebra-se os 100 anos dela, com vários artistas brasileiros que seguiram as tendências e ideais de Marcel Duchamp. No andar de cima há mais uma exposição, de Vera Reichert, sob o tema água.

100 anos arte contemporânea – MARGS

Quanto aos 100 anos da arte contemporânea, na verdade faz 100 anos que Duchamp criou a “Fonte”: um urinol que virado ao contrário se torna uma fonte. O conceito de arte aqui foi questionado e alterado também. Duchamp queria aproveitar objectos já existentes, transformar a sua função ou mesmo fazer com que a perdessem na totalidade. Para além de não se importar com a efemeridade da sua arte, fazendo questão que assim fosse até. Muitos artistas brasileiros seguiram esta tendência e estão aqui exemplificados no MARGS. É de sublinhar que estes dois museus têm entrada grátis!

obra de Sandro Ka, MARGS

vista exterior do MARGS

Arrisco o Mercado Municipal? Sim, claro que sim. Ora vamos lá cheirar o peixe que se vende e encontrar as sementes de chia a granel muito mais baratas do que em Portugal. A piada deste mercado para mim está na sua dinâmica, no encontro de pessoas, quase multidão. O edifício é antigo e bonito mas infelizmente não encontrei ângulo nem segurança suficiente para o fotografar; porém, observar as coisas e as pessoas soou-me bem mais curioso do que ao edifício!

feira do peixe – mercado municipal

Anúncios

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

One thought on “Arte e Peixe em Porto Alegre

  1. Parabéns aproveitas bem o tempo. Muito conhecimento…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s