momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

Zona Sul de Porto Alegre – Brasil

2 comentários

IMG_8506

rua no centro de Porto Alegre

Ainda consigo ser maçarica de vez em quando, que maravilha! E ora pois, fui pela primeira vez a Porto Alegre, a capital do estado Rio Grande do Sul, no Brasil. Uma amiga também viajante de profissão, havia enviado uma página em que me sugeriu lugares a visitar e coisas para fazer na cidade. Estava expectante, já que ela me disse gostar da cidade e de ter tido a sensação que não estava bem no Brasil de vez em quando, que se parece um pouco mais com a nossa Europa, território a que estamos bem mais habituados.

IMG_8509

Edifício saída do centro de Porto Alegre

No avião, ao longo das 11.15 horas de vôo, conheci algumas passageiras, uma delas a Janice, guia turística de profissão, que me escreveu também algumas dicas num papel para o dia e meio que iria passar em Porto Alegre. Aqui vem aquilo que me dizem sempre: cuidado com as coisas de valor, andar sempre atenta na rua, não estar com o telemóvel à vontade, a cidade está muito perigosa neste momento, blá blá blá. Ora porra, nunca me deixam andar em paz e sossego na rua, pelo menos que pudesse fotografar as minhas coisinhas à vontade!

Pois bem que a disposição não me chamava muito, mas obriguei-me a ir dar um giro no dia que tinha livre. Decidi apanhar o autocarro turístico que dá a volta à zona sul de Porto Alegre.

IMG_8525

Praia de Ipanema

IMG_8543

Santuário Mãe de Deus

Fiquem sabendo que esse autocarro sai da Travessa do Carmo, nº84 (zona centro) às 10h da manhã ou às 15h. O outro passeio, que passa na zona centro da cidade, já sai a quase todas as horas. Confiram: Porto Alegre Travel.

Por onde passou o autocarro da zona sul: o maior parque da cidade, o da Marinha; a Fundação Iberô Camargo, edifício projectado por Álvaro Siza Vieira; o Bairro da Tristeza; a Praia de Ipanema; estrada que faz parte dos Caminhos Rurais de Porto Alegre; o Santurário Mãe de Deus, que fica a 280 metros de altitude.

Soube pelo nosso guia que nos ia falando no autocarro ao longo da viagem, que há um cemitério em Porto Alegre com visitas guiadas, pois tem a peculiaridade das campas serem em forma de gaveta. Informações neste link: Santa Casa – Porto Alegre.

IMG_8532

Vivendas no bairro da Tristeza

IMG_8516

Vivendas no bairro da Tristeza

Não sei se foi da minha preguiça ou se a expectativa era alta demais, mas não fiquei encantada com o que vi de Porto Alegre. Não a achei assim tão diferente de outras cidades brasileiras, apesar de a imaginar em tempo fresco de inverno como um lugar meio deslocado e deveras interessante: brasileiros no inverno, em terra fria soa-me estranho mas curioso! Quero agora explorar a zona centro da cidade, tentar fotografar coisas bonitas (sem ser roubada!) e ver um ou outro museu: Usina do Gasómetro, MARGS, o Capitólio, igrejas do tempo colonial, …

Quero voltar a ir dar uma corrida ao Parcão (Parque do Alto dos Moinhos) e quero um dia ir até Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Maria Fumaça. Vamos embora, vamos ganhar novo ânimo para descobrir mais desse gigante país que é o Brasil, que tanto me chateia por ser inseguro! Raios partam os “bandidos” daquela terra…

 

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

2 thoughts on “Zona Sul de Porto Alegre – Brasil

  1. A zona entre o mercado e a Usina do Gasómetro é interessante com alguns museus para visitar, mas face às expectativas que tinha também fiquei um pouco desiludido.

Deixe uma Resposta

