momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

Zona Sul de Porto Alegre – Brasil

2 comentários

IMG_8506

rua no centro de Porto Alegre

Ainda consigo ser maçarica de vez em quando, que maravilha! E ora pois, fui pela primeira vez a Porto Alegre, a capital do estado Rio Grande do Sul, no Brasil. Uma amiga também viajante de profissão, havia enviado uma página em que me sugeriu lugares a visitar e coisas para fazer na cidade. Estava expectante, já que ela me disse gostar da cidade e de ter tido a sensação que não estava bem no Brasil de vez em quando, que se parece um pouco mais com a nossa Europa, território a que estamos bem mais habituados.

IMG_8509

Edifício saída do centro de Porto Alegre

No avião, ao longo das 11.15 horas de vôo, conheci algumas passageiras, uma delas a Janice, guia turística de profissão, que me escreveu também algumas dicas num papel para o dia e meio que iria passar em Porto Alegre. Aqui vem aquilo que me dizem sempre: cuidado com as coisas de valor, andar sempre atenta na rua, não estar com o telemóvel à vontade, a cidade está muito perigosa neste momento, blá blá blá. Ora porra, nunca me deixam andar em paz e sossego na rua, pelo menos que pudesse fotografar as minhas coisinhas à vontade!

Pois bem que a disposição não me chamava muito, mas obriguei-me a ir dar um giro no dia que tinha livre. Decidi apanhar o autocarro turístico que dá a volta à zona sul de Porto Alegre.

IMG_8525

Praia de Ipanema

IMG_8543

Santuário Mãe de Deus

Fiquem sabendo que esse autocarro sai da Travessa do Carmo, nº84 (zona centro) às 10h da manhã ou às 15h. O outro passeio, que passa na zona centro da cidade, já sai a quase todas as horas. Confiram: Porto Alegre Travel.

Por onde passou o autocarro da zona sul: o maior parque da cidade, o da Marinha; a Fundação Iberô Camargo, edifício projectado por Álvaro Siza Vieira; o Bairro da Tristeza; a Praia de Ipanema; estrada que faz parte dos Caminhos Rurais de Porto Alegre; o Santurário Mãe de Deus, que fica a 280 metros de altitude.

Soube pelo nosso guia que nos ia falando no autocarro ao longo da viagem, que há um cemitério em Porto Alegre com visitas guiadas, pois tem a peculiaridade das campas serem em forma de gaveta. Informações neste link: Santa Casa – Porto Alegre.

IMG_8532

Vivendas no bairro da Tristeza

IMG_8516

Vivendas no bairro da Tristeza

Não sei se foi da minha preguiça ou se a expectativa era alta demais, mas não fiquei encantada com o que vi de Porto Alegre. Não a achei assim tão diferente de outras cidades brasileiras, apesar de a imaginar em tempo fresco de inverno como um lugar meio deslocado e deveras interessante: brasileiros no inverno, em terra fria soa-me estranho mas curioso! Quero agora explorar a zona centro da cidade, tentar fotografar coisas bonitas (sem ser roubada!) e ver um ou outro museu: Usina do Gasómetro, MARGS, o Capitólio, igrejas do tempo colonial, …

Quero voltar a ir dar uma corrida ao Parcão (Parque do Alto dos Moinhos) e quero um dia ir até Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Maria Fumaça. Vamos embora, vamos ganhar novo ânimo para descobrir mais desse gigante país que é o Brasil, que tanto me chateia por ser inseguro! Raios partam os “bandidos” daquela terra…

 

Anúncios

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

2 thoughts on “Zona Sul de Porto Alegre – Brasil

  1. A zona entre o mercado e a Usina do Gasómetro é interessante com alguns museus para visitar, mas face às expectativas que tinha também fiquei um pouco desiludido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s