momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

As noites lá em cima

4 comentários

Há momentos da vida em que não pensamos muito nela… Não analisamos os acontecimentos, não valorizamos uns nem percebemos que outros terminaram definitivamente e que temos que deixá-los ir. Da vida e da memória…

E há momentos que ainda perduram, o que não é necessariamente mau e que nos provocam alguns pensamentos. Continuo a voar em trabalho, esse facto não terminou e está de boa saúde! Quero que os meus futuros filhos leiam isto um dia e se lembrem que sozinhos conseguimos ser completos e felizes, que sozinhos encontramos sensações tão boas e gratificantes!

img_5353

avião da TAP a caminho de São Paulo

Quero que saibam que hoje passei a noite fora de casa, passei-a por cima do oceano atlântico, tentando dar um pedaço de mim a desconhecidos que me ajudam a pagar as contas de casa e os prazeres dos meus tempos livres. Eles também me dão uma parte deles!

Quero que saibam que conversei com dois passageiros brasileiros paulistas, ambos viajam imenso em trabalho também; um deles reconheceu-me do seu vôo há uns quatro dias atrás, até Frankfurt. Andam de reunião em reunião por aí, longe da família deles. Têm dois filhos cada um. Estávamos ali isolados do mundo real, dentro de um avião, à noite, falando de afectos, saudades, ausências e presenças. Eu havia preparado um plano positivo para desta vez sair de casa às 21.30h sorridente. Consegui: levei chá verde burma e morangos num tupperware da minha mãe. Tudo com amor e história. Só isso, e um telefonema a um grande amigo que festeja mais um ano de vida (ele disse umas asneiras em desabafo e eu soltei as minhas gargalhadas), transformaram a minha ida nocturna ao trabalho feliz.

A pergunta é: até quando terei estas energias criativas para me alegrar por ser diferente? Ah vida, que isto dure muito e muito tempo… Que os meus sonos reparadores me renovem as células da satisfação…

Ah sim, porque só vós que já trabalharam de noite, compreendeis estes momentos em que sentimos o cérebro a flutuar depois de termos vivido na luz da lua e dormido na luz do sol. Estamos embriagados com estimulantes naturais, não pensamos rápido e trocamos palavras ao falar!

Ser mulher neste século tem destas coisas, tem estes momentos de liberdade fantásticos e carentes de afectos ao mesmo tempo! Tudo no seu tempo, tudo na sua hora! Porque… Quando se é jovem isto é bom… e depois? Que volta darão “eles” aos pensamentos para que continuem felizes todos os dias que saem de casa de noite, com a mala na mão e o salto alto nos pés?

Quero que os meus futuros filhos saibam que, comigo mesma – sem filhos, sem marido, sem família – eu já fui muito feliz.

Estou a escrever-vos de dentro de um uber, já é noite novamente, somos eu e o condutor neste momento. Pedi que não ligasse o ar condicionado, então estou a sentir o vento quente de São Paulo e a ouvir uma música antiga de Bryan Adams. Um conjunto de pormenores que me fez sentir tão bem, longe de casa mas na minha companhia, e que companhia de luxo!!

Que os meus futuros filhos consigam atingir este nirvana de vez em quando, sem que sintam a obrigação de estar com mais alguém!

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

4 thoughts on “As noites lá em cima

  1. Muito bom! Um texto escrito para o futuro… Espero que o teu gosto pelo que fazes se mantenha!!!;)

Deixe uma Resposta

