momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

Preparar Myanmar

Deixe um comentário

aeroporto lisboa

Tenho a partilhar com vós que desta feita irei ousar uma nova experiência, tudo graças a um grande amigo, quiçá também paixão: em conversa com ele concluí que ia adquirir um novo adaptador para a minha pequena colecção itech, aquele que me permitirá finalizar os posts em directo incluindo as minhas queridas fotografias! E por isso, quando publicar algum post desta viagem saibam que ainda lá estarei, no planeta Terra, mas em terras um pouco diferentes.

Com este título já se adivinha o destino, um país outrora Birmânia que há uns anos se re-baptizou de nome Myanmar. 

Tudo começa com conversas informais e sugestivas e esta viagem não é excepção: o amigo que viveu em Bangkok, a amiga que quer sair um pouco da rotina, eu a ter férias em Janeiro, e… Ninguém para morrer nestas semanas (esta alínea refere-se à grande perda que vivi em férias no ano passado, sim eles morrem!). 

Quando percebemos que iríamos efectivamente aproveitar a companhia uma da outra para dar um giro por aí, enumerámos destinos que nos despertam curiosidade e, penso que foi o clima de Janeiro que nos levou aos dois finalistas: Costa Rica ou Myanmar. A amiga deu a última palavra e eu aceitei!

Datas são o próximo passo. Não vamos estar mais do que oito dias no Myanmar, podem pensar que é muito pouco tempo mas para mim é uma sorte enorme ir e prefiro o pouco do que nada. De qualquer forma não acredito que oito dias seja assim tão pouco, até porque não vamos parar de descobrir, está tudo mais ou menos programado e isso ajuda a que o tempo renda. 

Com datas definidas há que pesquisar bem todas as ligações aéreas. O Myanmar tem uma rede enorme de linhas ferroviárias mas segundo li no blog do Jorge Vassalo Fui dar uma volta e mais no guia da Lonely Planet e uns sites por aí, há sempre imprevistos, os lugares são desconfortáveis na sua maioria e podem haver atrasos enormes. O autocarro é, dizem, o melhor transporte para viajar dentro do Myanmar. Nós preferimos o avião já que o nosso tempo é limitado. Portanto, há que pesquisar e definir os lugares a explorar, já que os vôos devem ser comprados. Mas atenção, lemos em várias fontes que é fácil comprar bilhetes numa agência de viagens no aeroporto de Yangon, à partida mais baratos do que no site edreams. Fica ao critério de cada um, eu fui mais prevenida, talvez por excesso mas assim sinto-me mais livre para viver o momento a partir do momento em que chego ao primeiro avião de toda a viagem. 

E depois, os hotéis. O site Booking tem alguns hotéis disponíveis e por isso aproveitámos reservar tudo aí. Por fim o visto: desde há uns dois ou três anos que podemos fazer o pedido online Evisa, pagamos 50$ dólares e recebemos uma confirmação com código electrónico, informação essa que devemos levar até ao aeroporto de Yangon para lá os darem o visto oficial. 

Posto isto, o que vos hei-de dizer mais… Sentir as ansiedades dos dias anteriores aos vôos com bilhete staff é o mais chato desta pré viagem; e o cansaço que o trabalho nos dá, à mistura com a organização da viagem também me foram um pouco difíceis de gerir… Acho que só na véspera me senti mais calma e um pouco mais pronta para imprevistos eventuais!  

aeroporto lisboa

Vamos a isto…

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

Deixe uma Resposta

