momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

Helsínquia com ela – dia 2 

Deixe um comentário

Hoje o objectivo não será Helsínquia! Hoje fomos a Porvoo! Cinquenta minutos em cinquenta quilómetros  de via rápida levaram-nos à segunda cidade mais antiga da Finlândia! Porvoo é o seu nome internacional, o finlandês é Borgå! Para ir de autocarro até Porvoo dirigimo-nos ao shopping da paragem de tram “Kamppi”; à direita há uma entrada para a estação de autocarros; desce-se a escada rolante e compra-se o bilhete: são 18€ ida e volta; é nessa plataforma que se entra no autocarro!

img_5924

zona nova de Porvoo

img_5937

zona nova de Porvoo

Esta estaciona-se à beira-mar, à beira rio, à beira água… O dia estava fantástico: solarengo e quase quente. Começámos por caminhar um pouco numa zona nova da cidade, a arquitectura cativou-me ao longe e não lhe resisti. Até os interiores eu espreito, não consigo parar de querer imitá-los, não consigo parar de os admirar pelo bom gosto, pelo tão bom conforto que parecem proporcionar às suas vidas dentro de quatro paredes! Além disso, a calma, o silêncio daquela zona residencial estava tão apetitoso.

Agora sim, fomos apalpar a cidade velha de Porvoo! Casinhas revestidas de madeira colorida, é este o resumo! E já basta… Parece uma aldeia mágica, com tantos pormenores, lojas apetrechadas de objectos únicos na sua maioria feitos artesanalmente, cafés com chávenas decoradas de flores, cadeiras ornamentadas fazendo fotossíntese com o sol que ainda as encontra, … A catedral lá em cima, vale a pena o pequeno cansaço da íngreme subida. No seu interior pode nem ser muito vistosa já que os luteranos não são tão rocócós, mas é sempre enriquecedor sentir o espírito de outros seres, que vivem em terras mais frias porém mais ricas, já que não pude deixar de reparar que ali se instalou um belo piano de cauda para animar as celebrações religiosas.

img_5964

catedral da Porvoo antiga

Descendo a encosta voltamos à zona beira-rio. E que zona… A água quieta que reflectia as casas quietas, a ponte quieta que albergava uma instalação de meias e retalhos, todos feitos à mão, de lã. Mais uma vez, os carros não são o forte nesta cidade e por consequência o silêncio é maior…

img_5976

ponte na Porvoo antiga

img_5959

Porvoo antiga

img_5979

Porvoo antiga

Porvoo é sem dúvida uma viagem ao passado finlandês, uma viagem a não perder para quem passa pela Finlândia. Arrisco dizer que é mais importante de conhecer do que Helsínquia! E com neve deve dar umas fotografias divinais também…

Anúncios

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s