momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

Montenegro – Kotor

Deixe um comentário

IMG_4526

baía de Kotor -Montenegro

IMG_4539

baía de Kotor- Montenegro

IMG_4574

fronteira Croácia – Montenegro

IMG_4555

catedral medieval em Kotor

IMG_4548

vista da encosta de Kotor

Já não passava por uma fronteira terrestre há muito tempo… Sair da Croácia e entrar em Montenegro é como passar numa máquina do tempo! De repente estamos uns bons anos atrás, falo do processo de fronteira e também daquilo que vemos. Há carros mais antigos, ouvem-se músicas típicas do Sudeste da Europa,  as casas têm menos cor, as estradas são nacionais ou mesmo até locais. Há um silêncio de suster a respiração, só os carros o conseguem interromper de longe a longe.

Fotografar um senhor no seu barco dá direito ao seu sereno aceno, à enorme vontade de cá ficar mais um pouquinho. De ir pescar mexilhões e apreciar todas as sombras das montanhas na água parada do Mar Adriático. A Dalmácia foi abençoada com este mar calmo que parece estar em permanente maré baixa.

Kotor. Kotor fica aproximadamente a 80km de Dubrovnik, mas não… Não pensem que a viagem é assim tão rápida! O Google maps dizia demorar uma hora e 45 minutos. Não sei se a nossa condutora-mor acreditou nesta previsão inicialmente, mas bem que levou com umas belas secas atrás de camiões, carros Lada ou turistas repletos de tempo! Bronzeou os braços à trolha e tudo!

Kotor é uma cidade relativamente pequena, mas é das maiores se não a maior desta baía. Tem uma cidade velha dentro da muralha, o turismo só é sentido praticamente ali dentro. Há lojas com lembranças fofinhas e feitas à mão e só se circula ali a pé. Para quem passar mais tempo que nós em Kotor há que subir os 1350 degraus que vos levarão a uma belíssima paisagem de toda a baía de Kotor. Nem todos devem conseguir esta proeza!! Esta cidade quase toda medieval é Património da Humanidade classificado pela Unesco.

E para finalizar deixo-vos aqui um texto que me inspirou para a nossa visita a Montenegro, de Claudia Liechavicius, uma blogger brasileira que esteve em Kotor muito mais tempo do que eu e estudou muito mais a lição!!! Parabéns a ela!!

http://www.viajarpelomundo.com/2013/10/kotor-beira-dos-fiordes-montenegrinos.html

Anúncios

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s