momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

Belo Horizonte – o centro

1 Comentário

A minha primeira vez no centro de Belo Horizonte. Fui de Uber, um sonho. Estava levitando pelo ar condicionado do carro, enquanto me conduziam para o destino em estradas alcatroadas que com certeza ferviam ao sol.
Deixaram-me mesmo à portinha do restaurante Assacabrasa, onde almocei acompanhada de quatro fantásticas brasileiras, graças à Lidy, a minha amiga de Belo Horizonte!
Aprendi alguns nomes que, o mais provável é esquecer-me deles em breve. Daí ter apontado: angú frito, que no resto do Brasil se diz polenta. É tipo o milho frito típico da nossa Ilha da Madeira; feijão tropeiro, que consiste em feijão preto com farinha de mandioca e carnes; rapadura é um doce muitoooo doce, são tipo pedrinhas acastanhadas feitas com açúcar de cana. Para além destas iguarias do Estado de Minas Gerais, comi muito bem no Assacabrasa: tipo buffet, servimo-nos do que queremos e depois o prato é pesado.

IMG_3830

praça da liberdade, BH

Saindo do restaurante que fica na rua da Bahia, guiaram-me até à Praça da Liberdade de Belo Hozizonte. Estava repleta de pessoas, umas disfarçadas de Carnaval, outras nem tanto. Eu própria me fiz acompanhar de quatro “Mimos”! Era dia de Carnaval… Muita animação, como seria de esperar. Mas nada confuso demais, havia espaço para nos movimentarmos à vontade. Em Belo Horizonte há os chamados de “Blocos de Rua”, que são grupos de músicos com instrumentos de rua (percussão, essencialmente), acompanhados das pessoas que dançam e andam ao som deles. Vi um Carnaval até mais parecido com o português, ou… Nós é que temos o nosso parecido com o deles! Não é o Carnaval do Rio de Janeiro e não me desagradou nada! Mas eu sou suspeita, nunca me deslumbrou o Carnaval do Rio…

IMG_3836

edifício Niemeyer

IMG_3841

edifício Niemeyer

E agora vem aqui a novidade: contornando a Praça da Liberdade há imensos edifícios antigos, museus na sua maioria. Pareceu-me haver ali muito por conhecer. E como que perdido entre esses edifícios antigos eis que se ergue um prédio habitacional projectado por quem? Pois é, pelo Oscar Niemeyer… Entre 1942 e 1944, o então prefeito Juscelino Kubitschek convidou-o a projectar o Conjunto Arquitectónico da Pampulha (ainda tenho que lá ir, não deu desta vez pois com o Carnaval os edifícios a visitar estavam fechados), incluindo este edifício, com as curvas que simbolizam as montanhas de Minas Gerais. Segundo li também, dá-nos a ilusão de ter mais de quinze andares mas apenas tem oito. Senti-me uma verdadeira priveligiada ao estar ali em frente a este edifício, provavelmente um dos seus primeiros trabalhos arquitectónicos. Há ainda muitos mais por conhecer ainda em Belo Horizonte que ilustrarei numa futura visita à cidade!

IMG_3843

edifício memorial minas gerais vale, BH

IMG_3839

coreto na praça da liberdade, BH

Um obrigada à Lidy, irmã e amigas pois sem elas não me teria sentido tão confortável durante aquele bocadinho de visita ao centro de Belo Horizonte. É incrível como a nossa impressão sobre os lugares muda completamente conforme a nossa companhia. É mesmo verdade o ditado que afirma “as pessoas fazem o lugar”.

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

One thought on “Belo Horizonte – o centro

  1. Muito bem. Consegues expores todos os cantos Belo Horizonte … Parabéns pelo teu trabalho…🌹💐🍀🌺🌷🍀❤️🌺🌷💐🌹

Deixe uma Resposta

