momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

Brasília & Oscar Niemeyer

2 comentários

IMG_3749

biblioteca nacional, Brasília

IMG_3755

catedral metropolitana Brasília

IMG_3774

catedral metropolitana Brasília

IMG_3748

museu nacional e catedral ao fundo

IMG_3781

centro do eixo monumental, teatro cláudio santoro ao fundo

Emoções tão contrárias num espaço de minutos: ora fico em casa ora vou para Brasília dois dias.

Já que cá estou não posso acomodar-me a este confortável quarto, ao sol da piscina e ao suor do ginásio. Não, enquanto não for ver algumas das obras de Oscar Niemeyer, esse senhor arquitecto que tanto é falado nos nossos estudos de Design, Arquitectura e até mesmo em História da Arte do século XX.

Hão-de haver muitos outros brasileiros notáveis, mas este era o mais célebre a meu ver. Em 1956 foi aberto concurso público para definir o projecto de arquitectura e urbanismo da nova capital do Brasil, Brasília. Ganhou o primeiro prémio um senhor de nome Lúcio Costa, que desenhou com simplicidade e uma régua. Definiu o seu projecto assim: “Nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo recto, ou seja, o próprio sinal da cruz.”

Oscar Niemeyer projectou os prédios principais enquanto Lúcio Costa as ruas. Brasília seria organizada a partir de um Eixo Monumental que iria conter todos os edifícios do governo e duas “asas” que recebiam a população. Metaforicamente a cidade seria construída em formato de um avião! (www.guiadacarreira.com.br)

Fui até ao Setor Cultural Sul de Brasília. Vi a Biblioteca Nacional do Brasil e o Museu Nacional. Logo a seguir há a Catedral Metropolitana de Brasília também. Do outro lado do Eixo Monumental há o Teatro Nacional Cláudio Santoro, um edifício que me pareceu muito interessante para ver de perto mas não cheguei a lá ir a pé. Fica para uma próxima visita. Triste é eu ter lido que o Teatro já está fechado há mais de um ano à espera de dinheiro para ser restaurado. Li aqui pela internet que está todo danificado por dentro, apesar de em tempos ter tido algum sucesso com concertos apresentando obras de Villa-Lobos inclusivé, regidos pelo maestro Cláudio Santoro, a quem é dedicado agora o nome do teatro.

E descobri este artigo do Fugas do Público online que partilho com vocês. Está muito extenso, confesso que não o li todo, mas vou ler para a próxima vez que voltar a Brasília! Tem imensas informações boas sobre a cidade, ideias para fazer e viver lá de forma a que não nos fiquemos apenas pela arquitetura do Niemeyer e pela política, elementos mais turísticos da cidade! E bem, a fotografia do artigo está fantástica… Sem palavras…

Anúncios

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

2 thoughts on “Brasília & Oscar Niemeyer

  1. Bom trabalho sobre a arquitetura brasileira. Parabéns

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s