momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

Quinta do Vallado

Deixe um comentário

IMG_1451

Quinta do Vallado

cubas de fermentação de inox

cubas de fermentação de inox

prova do vinho do Porto Vallado

vinho do Porto Quinta do Vallado, Old Tawny 10 years

cave de barricas

cave de barricas

os quatro vinhos da prova

os quatro vinhos da prova

Quinta do Vallado

Quinta do Vallado

Rio Douro, Peso da Régua

Rio Douro, Peso da Régua

Mas que mania tens tu de querer aprender tudo tudinho de cada vez que dás um passo fora de casa!

A verdade é que fomos visitar a Quinta do Vallado no Peso da Régua (Douro) e no fim de tudo o que mais nos acompanhou foi o vinho! Tudo o resto é secundário.

E não, não é assim tudo tão simplório, haja realmente alguma curiosidade em ter umas noções de como nasce uma garrafa de vinho. O que vai lá dentro, se é que me faço entender!

Portanto, a Quinta do Vallado tem visitas às caves e adega com prova de 4 vinhos de mesa e 1 do Porto, duas vezes por dia: 11.30h e 15h. É claro que nós escolhemos o horário da manhã, para podermos almoçar à vontade. Éramos uns 10 ou 11 visitantes, preço 15€. A guia Cristina com um bom toque de humor e óptima expressividade no discurso. Assim torna-se mais fácil acompanhar! Eu ia escrevendo umas frases nas notas do telefone para elaborar este post. Mas agora acho demais dar-vos aqui uma seca dessas. Vou reduzir a informação! Ide! Ide lá, o Vale do Douro agradece e o vosso espírito também!

Despejando matéria sobre o Vallado: a Quinta foi criada em 1716, proprietária Dona Antónia Adelaide Ferreira, uma senhora nobre que chegou a possuir 35 quintas ao longo do Vale do Douro! A marca Vallado foi criada apenas em 1993 e aí começou a dedicar-se ao vinho de mesa além do vinho do Porto. São 70 hectares de vinhas sendo que 20 possuem vinhas velhas (atingem os 80 anos!). Diz a nossa guia que as vinhas velhas são como as mulheres (igual à história do vinho do Porto): quanto mais antigas mais qualidade ganham, apesar de produzirem cada vez menos cachos de uvas!

Em 2012 os edifícios da Quinta foram modernizados e projectados pelo arquitecto Francisco Vieira de Campos, mas ainda se mantém uma parte antiga, pertencente ao Hotel Rural da Quinta do Vallado. Neste momento a produção desta Quinta é de 800 000 garrafas por ano, dando prioridade aos vinhos tintos.

E eu agora podia divagar tanto pelos processos técnicos do vinho, desde a vindima até à saída do maná para o engarrafamento! Ah não, vocês não me iam ler até ao fim de certeza e a visita à Quinta do Vallado deixava de ser útil! Não há nada como sentir o cheirinho a uva, a madeira, a vinho…

Próximos momentos de enoturismo que quero realizar: Quinta da Lixa ( http://www.monverde.pt/ dedicada ao vinho verde) e Quinta do Portal ( http://www.quintadoportal.com), premiada em conjunto com a Quinta do Vallado no Concurso de Arquitectura do Douro de 2011, sendo a Quinta do Portal vencedora, http://fugas.publico.pt/Noticias/282865_premio-de-arquitectura-do-douro-para-projecto-de-siza-na-quinta-do-portal).

Aqui vai o link do Vallado para aguçar o apetite e… a sede:

http://www.quintadovallado.com/

Anúncios

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s