momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

A Transilvânia

Deixe um comentário

Transcrevo aqui um artigo da revista UP da TAP Portugal sobre a Transilvânia, na Roménia. Um amigo despertou-me a curiosidade sobre o castelo do conde Drácula e sobre esta história. Entretanto, a UP publicou este artigo. Mesmo a calhar!

Um dia quem sabe, vou lá visitar o castelo. E assim terei este post para me ajudar a perceber tudinho!

“Transilvânia – Além da floresta

Terra povoada por tártaros, turcos, húngaros e saxões (os alemães são assim conhecidos por estas paragens), a Transilvânia tem como cartão de visita três cidades que são património mundial da UNESCO – Brasov, Sibiu e Sighisoara, localidades cuja arquitetura medieval foi preservada sem dar mostras da passagem do tempo. Outra mais-valia da região é ser ladeada pelos Cárpatos, a segunda maior cordilheira da Europa, cujos cumes se empinam na paisagem. Em Brasov tropeçamos a cada esquina na influência alemã. Antes de conhecermos este tesouro arrumadinho no vale do monte Tampa, o nome destaca-se num letreiro bem ao estilo de Hollywood. Nesta cidade nascida no ano de 1234, demore-se num dos cafés do centro histórico com o seu casario medieval e Câmara Municipal. Não deixe de visitar a Biserica Neagra – a igreja negra. Das muitas histórias – o edifício começou a ser construído em 1377 e só estaria pronto 100 anos depois – fala-se de um grande incêndio que lhe deu a cor que tem hoje. Possui o maior sino existente na Roménia e um órgão que está na lista dos maiores da Europa. Outros ex-líbris de Brasov são a Rua da Corda, o Portão Catarina e a pequena Catedral Ortodoxa. Andrei Brebulet, o nosso guia, não se cansa de repetir que Sibiu “é a cidade mais bonita da Roménia”. Até lá chegarmos, conhecemos o lado mais bucólico da Transilvânia através da paisagem: vacas no pasto, povoados rústicos, lagos bons para pescar e bosques onde ainda vivem ursos e lobos. A parte antiga da cidade orgulha-se das suas casas com mais de 500 anos em muitíssimo bom estado de conservação.

Fundada em 1191, o seu nome vem do Cibin, um pequeno afluente do rio Olt que percorre esta região romena. A cidade mantém a configuração urbana que tinha na Idade Média, com a praça do comércio, da aristocracia, do clero e respetivas fortificações. Na praça maior visite o Palácio Bruckenthal – Museu da Farmácia, que prova que foi ali que nasceu a homeopatia. Não muito longe fica a ponte das mentiras, onde Ceausescu botou discurso. E finalmente a “Salzburgo romena”, Sighisoara. Foi aqui que o Conde Drácula nasceu e passou a sua infância. Andrei explica que nos tempos medievais a cor de cada fachada correspondia a uma profissão e o colorido dá à cidade um ar de conto de fadas. É impossível ignorar, no entanto, a Torre do Relógio construída em 1281 na Piata Cetati e a igreja da Colina, templo luterano edificado na alta da cidade. São precisos 175 degraus para lá chegar. Alin Dutra, o guardião da igreja, senhor de um inglês irrepreensível, diz que a Transilvânia já foi uma grande potência internacional, com o seu apogeu no século XVII. Aliás, na Roménia, a geração mais jovem domina bem a língua de Shakespeare, numa tentativa de abertura ao turismo de um país com paisagens intactas de cortar a respiração. ”

Sites úteis para visitar a Roménia:

www.karpaten.ro

www.bran-castle.com

Aconselho vivamente a ver o vídeo “Overview of the Bran Castle”

https://www.youtube.com/watch?v=SUCpcEf2fPo

Anúncios

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s