momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

ESTE – Islândia 

Deixe um comentário

praias, Este da Islândia

praias, Este da Islândia

gansos no mar

gansos no mar

vista do cimo de rua em Stafafell

vista do cimo de rua em Stafafell

lago Jukolsá í Lóni

lago Jukolsá í Lóni

Saindo de Höfn, a paisagem não se demora a encantar-nos! Ao fim duma meia hora de solidão na estrada finalmente encontramos dois carros humanos na mesma aventura que nós. Seguimo-los, não vá sentirmos saudades de ver pessoas ao longo da grande jornada de seis horas do dia (uma previsão simpática).

O que se vê pelo caminho são muitos pássaros, incluindo gansos e patos elegantes mas robustos. Cavalos: a crina voa-lhes do corpo e eles, estáticos, aguardam que o vento passe (não vai passar!).

Depois dos bichos há um outro tipo de Natureza a observar: ervas castanhas, secas pelo frio, terra e areia pretas, rochas; uma rocha plantada numa praia, é o único ser que se aguenta ali refastelado ao sol; água, água e água e… Gelo! Ah, a neve branca e pura nas montanhas que nos ditam o caminho. Casas? Ah sim, contam-se pelos dedos, mas até que as há…

E bem, depois do grande briefing que nos fizeram esta manhã sobre o clima da Islândia e os cuidados a ter na estrada, eu pessoalmente fiquei na expectativa quanto à nossa possível atribulada chegada a Akureyri logo à tarde! Vamos ter vento (daquele potente, atenção!), estrada em gravilha, gelo, neve, cascatas, deserto na montanha, etc… Tudo, menos pessoas, arranha-céus, poluição, confusão e stress!

Ao chegar à localidade Breiddalsvík – umas meras casas ao lado do mar – temos que ter em atenção que a estrada 1 se desvia para o interior da ilha. A partir daí deixamos de ver mar e de contornar montanhas. Agora entramos nelas, começamos a subir e entretanto a estrada deixa de ter alcatrão! Serão uns bons quilómetros assim, com pó e algum barulho das pedras. Chegadas a Egilsstadir paramos para uma pequena pausa e um café. A neve intensifica-se… E agora sim, a Maricleta vai começar a ficar tensa e medricas devido ao gelo e à neve na estrada! Mas a aventureira e a destemida mantêm-se firmes, claro… Venha o Norte islandês!

Anúncios

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s