momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

Islândia, o país dos escritores!

Deixe um comentário

20131110-003650.jpg

Descobri um artigo muito interessante na revista Sábado da semana de 24 a 30 de Setembro, 2013: “Há um escritor por cada 10 habitantes” na Islândia.
Seria mais fácil transcrever aqui o texto todo, mas vou tentar resumir o que acabo de ler. Basicamente, entre 300 mil habitantes na Islândia, são muitos os que se propõem a escrever pelo menos um livro ao longo da sua vida. Eles até têm um ditado: ” Ad ganga med bok i maganum”, que quer dizer ” toda a gente dá à luz um livro”. Os escritores são respeitados e vivem bem, com salário fixo e tudo!
“Como os invernos na Islândia são longos e difíceis, e as pessoas passam muito tempo em casa, desenvolveu-se a tradição de contar histórias. As sagas islandesas, escritas no século XIII e que narram as vidas dos primeiros colonos nórdicos a chegar à ilha, assim como a paisagem do país – nomeadamente os vulcões, os gêisers e as cascatas, que inspiram escritores como J. R. R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis -, também fomentaram esta cultura literária.”

Um autor islandês de nome Halldór Laxness, ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1955, com a obra ” A Luz do Mundo”, o que deu mais confiança aos islandeses para escreverem.

Quase não há iliteracia na Islândia, as crianças aprendem História e Geografia através das sagas tradicionais e o assunto que mais se fala na época do Natal é de livros, já que cada família recebe pelo correio um catálogo dos novos lançamentos.

Bem, tenho que ir à Islândia inspirar-me nas colinas do vulcão que tanto nos falou e fez falar há dois anos atrás!! Haja Natureza!

Anúncios

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s