momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

Museu ar Livre – Old Town – Oslo

Deixe um comentário

IMG_1296 IMG_1302 IMG_1306 IMG_1312

Acabo de recordar que foi depois da minha visita a Oslo que criei o meu blog momento da maricleta! Há sempre algum novo impulso de nos dá o impulso para certas coisas que já pensávamos fazer, mas que ainda não tínhamos o tal impulso. E um dia o impulso vem. E a obra nasce, seja que de que tipo de obra eu esteja a falar!

Aqui vai um momento em Oslo, um lugar fresco e cheio de qualidade:

Num dia fiz uma visita aos pontos turísticos principais de Oslo num autocarro com visitas guiadas! Não sei se isto não será uma patetice minha, mas o certo é que não costumo dar muita atenção às explicações dos guias, regra geral… Há sempre alguma coisa que me distrai e me faz voar em pensamento ou me faz querer fazer tudo, excepto estar em estátua a olhar e ouvir a guia!

E posto isto, falo de um museu a céu aberto, que retrata a cidade de Oslo do antigamente. Mas antigamente mesmo, tipo século XVII. É constituído essencialmente por casas, e há também uma igreja super antiga… Oslo chamava-se de Christiania nessa época.

Caminhar por ali é essencialmente uma viagem no tempo. É tudo diferente, as casas são de madeira e há relva nos telhados, de propósito para que as casas fossem mais quentes no inverno! Isto claro, porque dantes os noruegueses não eram ricos na sua maioria… Com a descoberta do petróleo mais tarde é que tudo mudou na Noruega…

Lembro-me de entrar numa das casas e de verificar que as camas eram duras e tinham aproximadamente a forma de um banco, em vez de cama. Isto, porque os povos antigos tinham a ideia de que se dormissem deitados o diabo ou a morte os poderiam visitar durante a noite. Então eles dormiam sentados!! Não fotografei nenhum interior, já que eu tenho a panca de fotografar sem flash e me parecia tudo pouco iluminado. Ainda tenho muito que aprender, enfim!

E bem, deixo aqui algumas imagens desta pequena viagem ao mundo antigo e mais humilde de Oslo. A guia estava vestida a rigor e era muito muito simpática. Falava imensas línguas. Recomendo vivamente.

O link para saber mais um pouco deste Museu em Oslo:

http://www.norskfolkemuseum.no/en/Exhibits/The-Open-Air-Museum/

Anúncios

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s