momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

Correr o mundo com pouco dinheiro – Visão

1 Comentário

Acabo de dar uma vista de olhos na revista Visão desta semana, de 20 a 26 de Junho de 2013. Traz um artigo sobre portugueses que viajaram ou viajam pelo mundo com pouco dinheiro. Alguns, deduzo que ainda viajam por prazer ou pela sensação de liberdade. Outros já não: transformaram esse prazer num trabalho. Eu não sei se me identifico muito com eles, já que defendem mais o espírito das boleias, das carrinhas antigas, dos transportes terrestres… Já eu uso o avião, ele é a minha segunda casa (ou terceira, ou quarta). Mas também acabei por transformar um prazer num trabalho, isso é certo.
Falo particularmente de um que me pareceu interessante, o Jorge Vassallo: ” 99 dias de férias. Foi o que Jorge Vassallo pensou há dez anos quando ainda estava na publicidade e tinha mais ou menos a idade de Quirino (27 anos). Decidiu largar a agência e dar uma volta ao mundo mas o dinheiro acabou na América do Sul. Nos cinco anos seguintes trabalhou como freelancer e sobrava-lhe tempo e dinheiro para passar uns três meses por ano fora de Portugal. O seu blogue fuidarumavolta.blogspot.pt tornou-o conhecido no meio ( ganhou o Super Blog Awards de 2008) e o livro escrito com Carlos Carneiro (onde vais com 1000 euros?, relato de um Lisboa – Dakar de bicicleta) foi o empurrão que faltava para ser convidado para líder de viagens, em 2009.
Um líder de viagens não é um guia. Não tem um saber enciclopédico mas sabe improvisar à frente de um grupo pequeno de pessoas (no máximo dez a doze). Jorge faz quatro vezes por ano uma viagem pela Indochina que esgota com meses de antecedência na Nomad (na agência há mais onze colaboradores como ele). Este ano estreia-se na Birmânia ( também já esgotada), destino que junta à Turquia e ao Transiberiano. “A Nomad é o concluir de um processo”, diz.
Aos 36 anos, Jorge está sempre a viajar. Nunca fica parado em Portugal mais do que dez ou quinze dias. Nos pedidos de visto à frente da palavra “profissão” já se habituou a pôr writer (escritor) mas houve tempos em que escrevia traveller (viajante) ou mesmo dreamer (sonhador). (…)”
Depois de ler este artigo fiquei com a sensação de que não sou nada aventureira, que nunca arrisquei, que gosto muito do que é certo e que sou uma pessoa “estável”. Será? E como é a vida pessoal destas pessoas? Como lidam elas com estas ausências em casa?
Mas bem, não deixam de ter mérito, o de não ter medo do desconhecido, o desenrasque, a vontade de ir, a coragem de sair de casa de forma um pouco incerta. Talvez todos nós devêssemos alguma vez nas nossas vidas dedicar uns meses a uma viagem destas, sem planos. Ensinaria muita boa gente a deixar de ter a ansiedade do futuro, incluindo eu, não???

20130626-194026.jpg

Anúncios

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

One thought on “Correr o mundo com pouco dinheiro – Visão

  1. Digo sempre aos meus amigos que mudam de lugar e receiam o desconhecido: Para onde fores levas tudo contigo dentro de ti, as tuas emoções, os teus afectos, a tua maneira de ser, o teu gosto, a tua casa. Onde estiveres, se tiveres um mundo interior, ele nasce em qualquer LUGAR.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s