momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

O meu sul

Deixe um comentário

Hoje vivo num mundo onde dizem nada ser impossível. Porque insistem tanto nessa possibilidade? Talvez seja verdade.

Viajo para o calor agora. Passei a noite de ontem por cima da Europa, venho de um lugar muito frio, mas solarengo. Esta noite aterro num lugar quente, mas não quente demais. Mágico, até. E que me aquece a alma. Dá-lhe vida.

Fiz o caminho para o aeroporto, trocando o carro pelo avião. Podia ir para o meu norte, mas hoje vou para o meu sul. Um sul que pode não me pertencer, mas que é possível. Já é meu, um bocadinho meu. No aeroporto faço um check-in agradável e vou para o lado ar com o sorriso na cara: fui priveligiada no balcão, mas mereci a distinção.

Deambulando pelo enorme corredor das portas de embarque, chego àquela que me levará ao avião. Entrar num avião como passageira é estranho, sinto que os meus pés se esqueceram dos sapatos de salto alto. E bem,… Quando respiro fundo reparo que há alguma ansiedade no estômago. Ou será fome e cansaço? Não, quero mesmo que estas 4 horas se pareçam com 4 minutos.

Durmo a sesta prevista por cima de África.

E puff, destino alcançado!

Abraço quem me espera, sinto o calor do seu corpo e sinto a brisa quente do ar. Sinto-me bem recebida, sinto que a ansiedade está a ir-se aos pouquinhos. E sinto, só de sentir.

Adormeço numa cama que me é familiar, com a ventoinha ligada mas uma manta por cima de mim. Não percebo, isto não é a Europa!!!

De manhã vou à praia dar uns mergulhos e apanhar sol. Estava tão sedenta de sol, de ficar com areia colada ao corpo, de mergulhar um mar transparente e morno, de ler um livro estendida na praia. Não levei relógio, mas com sorte ouvi alguém dizer as horas ao meu lado. Daqui a pouco tenho que abalar para o almoço. Chamo o táxi e afirmo prontamente o preço que me vai cobrar. Assim percebe que não sou bem uma turista! Resultou, 100 escudos.

Almoço em família, ou não. Não interessa. Almoço. Uma boa notícia para o meu fim de tarde, fui promovida e convidada! Mas antes ainda vou beber um sumo de papaia cheio de gelo, em frente ao mar e com cheiro a marisco. Uma conversa rápida, mas produtiva e muito agradável… É tão bom rever amigos que conhecemos há já alguns anos e que pensávamos nunca mais os ver ali!

O fim de tarde prolongou-se pela noite e madrugada e valeu a pena. Alguns momentos complicados e pensamentos europeus, mas superados. Missão bem cumprida e bem aproveitada!

E bem, o regresso é inevitável e desta vez teve que ser bem rápido, pois o dever da vida chama. Um abraço e um sorriso sinceros, recebidos sem estarmos à espera, valem mais do que sei lá o quê. Um beijo. Valem mais do que milhões de horas a trabalhar ou a discutir sobre coisas ridículas da vida.

Será que estes sonhos podem ser realidades? Será que podemos acreditar no nosso sul, para além de confiarmos tanto no nosso norte? O norte orienta-nos a vida toda, e não nos abandona, não nos engana, não nos trai. E o sul? Porque existe a expressão de “encontrarmos o nosso norte” e não a de “encontrarmos o nosso sul”? Qual a diferença?

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

Deixe uma Resposta

