momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

Carta para um jovem emigrante

Deixe um comentário

Acabo de ler um artigo na revista Visão, da semana de 21 a 27 de Março, 2013. Uma edição especial, dos 20 anos da revista. Tem uma reportagem especial sobre emigrantes portugueses pelo mundo. Mas bem, à parte de todas as divagações que possam surgir dentro deste tema, gostei muito de uma carta que Hugo Gonçalves escreveu a um jovem emigrante. Hugo Gonçalves tem 36 anos, é escritor e jornalista e vive no Rio de Janeiro há um ano e meio. Quero aqui transcrever o parágrafo final da carta, que me tocou bem lá no fundo do coração, fez-me recordar sentimentos que já tive quando estava fora de Portugal e que me orgulho hoje de os ter experimentado:
” Confesso-te que há um sentimento de libertação e de alívio no salto, no virar as costas ao que falhou e em começar de novo. Uma coisa garanto: por mais que ligues o tal foda-se e vires as costas, por mais que queimes hábitos, convicções e te mescles com os locais como um índio, persistirá em ti o vírus da portuguesice – irá contigo para todo o lado, assegurando a solidez da tua identidade, lembrando-te que Portugal é muito mais do que os homens que o destroem. Nesta nova vida, como açaí todos os dias e não troco a minha bicicleta por um carro com motorista, mas basta que Amália cante nos fones ou uma farinheira acbe num prato de ovos mexidos, para que me tremam os afectos e encare o inevitável lugar comum da minha condição: sou um emigrante português. Se, para alguns, isso parece uma partida do destino, acredita que, para outros, é apenas aquilo de que estavam a precisar. Um abraço forte e boa sorte, Hugo Gonçalves “

Anúncios

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s