momento de viagem

sensações, emoções e imagens por aí!

Ir para Helsínquia

Deixe um comentário

IMG_3821 IMG_3825 IMG_3843 IMG_3860

Enquanto saímos de Lisboa rumo a Helsínquia, olho os passageiros do avião. São quase todos loiros, de pele clara e olhos azuis. Há quem diga que viver num país que nos espera com temperaturas negativas é mau, que os faz infelizes. Eu própria tenho essa convicção. Mas depois há estudos que avaliam os nórdicos como sendo cidadãos felizes, talvez mais do que os portugueses. Será devido ao clima? Não acredito. Penso que seja mais por terem um nível de vida bom, em que não precisam de pedinchar ajuda ou comida, porque são bem recompensados pelo seu trabalho. E também porque vivem em casas funcionais e confortáveis. Nós temos sol e menos frio, mas somos conformados. Eles parecem trabalhar de forma mais metódica, e por isso produzem mais. Será que estou a ser injusta?…
Durante o dia cruzamo-nos com muitas pessoas a pé, e não se vestem assim tanto a rigor para estas temperaturas negativas: botas curtas ou até mesmo umas all star. Com ou sem gorro, mas sem fazer aquela cara de sofrimento quando o vento sopra sem dó nem piedade e nos congela a pele. Os casacos podem até ser curtos e as calças de ganga. Mas algo salta facilmente à vista quando comparado a África: não se caminha devagar aqui. Caminhar é só mesmo para ir de um ponto A ao ponto B, pelo menos agora no Inverno. As pausas fazem-se dentro e não fora.
Dentro das lojas, restaurantes, bares, cafés, sentimo-nos muito acolhidos e perdemo-nos horas lá dentro na conversa, sem casacos nem luvas, e com comidas bem saborosas e quentes, como por exemplo uma sopa de salmão com batata. Adorei.
Vejo bicicletas, pessoas a fazer o seu jogging, famílias a sair com o carrinho de bébé a pé, cães a serem passeados em parques todos branquinhos. Encontro imensas lojas de artigos usados, e parecem ter bem mais saída do que em Portugal!
Há uns anos conheci uma finlandesa, amiga de uma amiga. Ela dizia-se muito infeliz no inverno finlandês. Quem diria que um dia eu iria conhecer o país dela, naquela época parecia-me uma coisa tão longínqua, inalcançável. O frio é bonito e há coisas lindas em Helsínquia. Mas ser feliz num lugar com este frio?? Difícil para mim… Muito difícil…..

20130301-225821.jpg

20130301-225846.jpg

http://www.visithelsinki.fi/en

Anúncios

Autor: marimaricleta

A Marimaricleta vive entre o céu e a terra. Faz e desfaz malas quase todos os dias. Um dia decidiu escrever umas dicas para viver momentos fora de casa. Geralmente falamos de coisas óbvias e acessíveis a todos, quando viajamos. Lemos guias turísticos, vemos mapas, queremos ir onde todos falam que foram. O segredo das viagens são os momentos, as sensações, o que fica dentro de nós quando voltamos a casa. E são alguns desses momentos que descrevo aqui, para vos incentivar a viver os momentos, a enriquecer a alma, para além do olhar! deniselaranja@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s